O Ministério Público do Paraná cumpriu nesta terça-feira, 25 de junho, sete mandados de busca e apreensão na Operação Grigori, que apura possíveis irregularidades em contratações realizadas pelo Município de São João do Ivaí. A suspeita é de enriquecimento ilícito de agentes políticos, familiares destes e pessoa jurídica privada, a partir do desvio de recursos públicos.
As investigações, que tramitam sob sigilo, são conduzidas pela Promotoria de Justiça de São João do Ivaí. As ordens judiciais, expedidas pela Vara da Fazenda Pública da comarca, foram cumpridas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em endereços relacionados aos alvos das investigações, sendo um deles a Prefeitura.
É apurada a ocorrência de possíveis contratações, pelo Executivo Municipal de São João do Ivaí, de pessoas sem concurso público e de empresas sem licitação ou outras formas de contratação previstas em lei (processo seletivo simplificado e inexigibilidade de licitação, entre outros).
A reportagem procurou a prefeita Carla Emerenciano para comentar sobre a operação, pois houve apontamento de agentes públicos envolvidos. Ela esclareceu que não existe nada contra sua pessoa e que não foi alvo das buscas.
“Eles pediram os contratos de contratação por meio de RPA - Registro de Pagamento Autônomo, e isso é regular dentro da administração pública. Minha residência não foi alvo das buscas, pois não tem nada de irregular, não fiz nada de errado. Pedi que entreguem até as chaves da prefeitura, que levem tudo, pois não devo nada e tenho certeza da honestidade que estamos conduzindo a prefeitura. Uma ação assim em vésperas de eleições me parece algo orquestrado para denigrir a minha imagem e descredibilizar a nossa administração. Se fosse algo errado, seria o próprio Gaeco que conduziria o caso, e não o promotor da comarca, que me persegue por ter autodeclarado ter ‘foro íntimo’ com a oposição. Mas, tenho consciência tranquila de que estamos fazendo as coisas certas e a verdade sempre prevalecerá”, disse a prefeita, Carla Emerenciano.