O público que estava no rodeio da festa de aniversário de Quitandinha, no Paraná, revelou o desespero no momento da queda da arquibancada, que deixou 13 feridos, na noite da última quinta-feira (13). A comemoração fazia parte da programação de 63 anos do município. Duas pessoas ficaram em estado grave e foram levadas ao Hospital do Trabalhador e ao Hospital da Lapa.
Pessoas ouvidas pela RICtv afirmaram que a estrutura balançou minutos antes de tudo desabar. “Aconteceu de ceder 5 centímetros a 10, e deu aquele balanço […] Nós achamos que não ia cair e acabou acontecendo que cedeu. […] Minha mãe quebrou a perna, meu irmão tá sem movimento em uma das pernas, minha prima quebrou o nariz, todos os dentes”, disse Silveriton Surik, que fazia parte do público.
“Eu só escutei os gritos, fui lá correndo […] aquilo lá foi amarrado com aqueles enforca gato e arame, já se viu uma arquibancada ser assim”, disse Evelin Lemos, que iria se apresentar no desfile da rainha.
Em nota, a Prefeitura Municipal de Quitandinha lamentou o acidente e disse que todos os esforços foram imediatamente direcionados ao pronto atendimento e que seguirá dando todo o apoio necessário aos feridos e a seus familiares.
“A Prefeitura informa, ainda, que está à disposição das autoridades competentes, a fim de prestar todos os esclarecimentos necessários para a apuração dos fatos que provocaram o acidente e de eventuais responsabilidades. Por fim, a Prefeitura de Quitandinha esclarece que a realização do evento “Show de Rodeio”, incluindo produção, montagem da estrutura, segurança e controle de acesso, nos termos do Contrato de Fornecimento é de responsabilidade da empresa Viola Produções e Eventos, que já foi contatada para os devidos esclarecimentos”.
O que pode ter causado a queda da arquibancada durante o rodeio
Até o momento não se sabe o que causou a queda da estrutura. No entanto, em prints obtidos pela RICtv de uma grupo da festa, algumas pessoas ligadas a organização do evento afirmaram que parte do público pulava no espaço.
No entanto, o público que estava no local, revelou que todo mundo estava sentado no momento em que a plataforma cedeu.
“Todo mundo estava sentado, tudo organizado, e eles vem dizer que o povo tava fazendo alvoroço”, completou Silveriton.
Conforme a Polícia Militar, a estrutura que desabou havia sido liberada pelos bombeiros horas antes do início da festa.
Um inquérito policial irá apurar a queda da arquibancada se ela de fato tinha condições de suportar o público.
Informações: RIC Mais