Uma situação inusitada foi registrada por um produtor rural na última segunda-feira (15). Carlos Roberto se deparou com um redemoinho em uma fazenda de Itumbiara, Goiás, e começou a gravar o fenômeno. Contudo, o que ele não esperava é que seria 'engolido' pela forte ventania. (Assista vídeo abaixo)
As imagens exibem folhas ao ar durante o fenômeno. “Olha coisa mais linda do mundo! Olha o danado do homem! O meu chapéu foi embora. Sem educação!”, brinca o produtor com o vento, enquanto está dentro do redemoinho.
Um profissional do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) explicou que o fenômeno filmado pelo produtor rural é de pequena proporção, mas há outros que podem alcançar metros de altura.
“Esse vento tende a ganhar velocidade, girar e empurrar o turbilhão de poeira. Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura, sendo a sua duração de poucos segundos ou minutos”, disse André Amorim ao G1.
Ainda conforme o meteorologista, os redemoinhos são formados quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma direção se encontra com a corrente de ar quente acima do ponto.
“As pessoas têm que tomar cuidado. Neste caso, esse foi até fraco, mas tem aqueles que alcançam alguns metros de altura e têm capacidade de carregar ou elevar, assim, soltar, né, telhas”, alertou.
CLIQUE ABAIXO E VEJA O VÍDEO:
Informações: TN On-line