No final de março, um falso delegado aplicou golpe em São João do Ivaí. O impostor fez um pedido de lanche em uma barraca da cidade e solicitou ao vendedor um Pix como troco pelo pagamento dos lanches, alegando que estava de plantão na Delegacia local. O entregador, ao comparecer na Delegacia para realizar a entrega, percebeu que não havia ninguém no local. O dono da barraca, posteriormente, constatou que havia sido vítima de um golpe, com um prejuízo financeiro de R$ 145,00.
Apesar do valor relativamente baixo do prejuízo, a Polícia Civil de São João do Ivaí instaurou um Inquérito Policial para identificar os responsáveis. A investigação, concluída nesta quinta-feira (11), resultou na identificação de dois golpistas profissionais de Pernambuco, ambos com extensa ficha criminal. Um dos autores foi indiciado pelo crime de estelionato e o outro pelo crime de receptação, por receber em sua conta bancária a vantagem ilícita do “troco”. O Inquérito Policial foi encaminhado ao Ministério Público, que poderá denunciar os autores.
A delegada Kethilin Iurino ressaltou a importância de a população estar atenta a esses tipos de golpe e recomendou que qualquer dúvida sobre a identidade de servidores policiais seja esclarecida diretamente com ela. “Eu já pedi lanche, pizza e salgados diversas vezes na Delegacia, mas sempre pago via Pix antes mesmo de entregarem, para evitar qualquer problema”, disse a delegada.
A Polícia Civil reforça a necessidade de cautela e atenção ao realizar transações financeiras e solicita que qualquer comportamento suspeito seja imediatamente comunicado às autoridades competentes.