Uma reviravolta no clima e uma nova onda de frio gera alerta nos próximos dias. A nova frente fria, que chega na noite de quarta-feira (7), vai provocar mudanças drásticas em muitos estados do centro-sul do país já na madrugada e manhã da quinta-feira (8).
O ar frio vai começar a entrar primeiro na região sul e deve avançar ao longo da sexta-feira (9) também sobre o sudeste.
A semana, que começou quente e seca sobre grande parte do país, vai terminar com uma queda mais acentuada nas mínimas e máximas. Entre a sexta (9) e o final de semana, o frio volta a ser sentido, com queda nas mínimas.
Possibilidade de chuva congelada
Na quinta-feira (8), com a entrada do ar polar e ainda com a umidade alta, podemos ter algum tipo de precipitação invernal - mesmo que de maneira pontual, em cidades do sul do Rio Grande do Sul (áreas mais próximas da fronteira com o Uruguai). Segundo o Climatempo, há uma chance remota, mas que não pode ser totalmente descartada.
Essa massa de ar frio avança de forma continental e vai chegar no Mato Grosso do Sul entre quinta e sexta-feira, que já irá terminar a semana com sensação de frio. Na sexta, esse ar frio avança para São Paulo.
Com o deslocamento da frente fria e a circulação de ventos transportando mais umidade do mar, podemos ter um pouco de chuva no sul e leste do estado paulista, pegando inclusive o litoral, e a temperatura deve cair bastante.
Próximo fim de semana gelado e úmido
As temperaturas devem se manter mais baixas neste segundo final de semana de agosto, principalmente entre o sábado (10) e o domingo (11).