Por volta das 15h40 de ontem (23), um cidadão compareceu à sede do Destacamento Policial de Godoy Moreira, relatando que, na manhã desse dia, ao tentar acessar seu aplicativo bancário, não obteve sucesso e percebeu que seu celular estava em modo de reset, sendo restaurado às configurações de fábrica.
A vítima informou que foi a uma assistência técnica, pois sempre que tentava reiniciar o celular, ele voltava ao reset de fábrica, exibindo o mesmo número na tela. Na assistência, conseguiram reiniciar o aparelho ao realizar login com um e-mail diferente.
Após recuperar o acesso, a vítima instalou novamente o aplicativo bancário e, ao entrar, constatou que seu saldo estava zerado e que havia um Pix realizado com o crédito do cartão. As transações ocorreram através de dois Pix: um às 03h38, no valor de R$500,00, utilizando o saldo da conta, e outro às 01h30, no valor de R$1.700,00, utilizando o limite de crédito. A vítima apresentou os comprovantes, que foram anexados ao boletim de ocorrência, demonstrando que ambas as transações foram direcionadas a uma instituição financeira em São Paulo.
A vítima não reconhece nenhuma das transações e foi informada pelo técnico que o número exibido na tela, ao tentar iniciar o aparelho com a conta antiga, pode indicar uma invasão cibernética. Diante dos fatos, a vítima recebeu orientações sobre os procedimentos cabíveis e sobre como buscar seus direitos. Após a lavratura do boletim de ocorrência, a vítima foi liberada.