O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de São João do Ivaí, lançou uma ação para combater o uso de cigarro eletrônico entre os jovens do município. A iniciativa surgiu após um levantamento, que contou com pedidos do Conselho Tutelar e de algumas escolas, indicando uma “epidemia” do uso de dispositivos eletrônicos para fumar entre adolescentes. Esse hábito, além de prejudicar a saúde dos jovens, tem impactado negativamente o ambiente de aprendizado nas escolas.
Com base nas informações levantadas, a ação foi inserida no plano de atividades do município, e uma empresa especializada foi contratada para realizar palestras em todas as escolas estaduais, municipais, na APAE e também em distritos. O objetivo é conscientizar alunos, professores e a comunidade sobre os perigos do cigarro eletrônico.
“Queremos alertar os jovens sobre os danos que o cigarro eletrônico pode causar à saúde, pois muitos ainda acreditam que ele é inofensivo. Além disso, esta ação envolve os pais, que terão reuniões específicas para entender a gravidade do problema e como podem ajudar seus filhos”, declarou Maíra Vieira, Secretária Municipal de Assistência Social.
A assistente social, Thassyana Alencar, reforçou a importância de envolver toda a comunidade escolar. “Não é apenas uma questão de proibir, mas de educar. Precisamos oferecer informações para que os adolescentes compreendam as consequências do uso do cigarro eletrônico e para que todos estejam unidos na busca de uma solução para este problema.”
A programação das atividades foi organizada ao longo da semana. Nesta terça-feira (29), as palestras aconteceram em diversas escolas, incluindo Escola Zacarias Góes Vasconcelos e Colégio Júlio Emerenciano, no distrito de Ubaúna, e Colégio Estadual Arthur de Azevedo. Ainda acontece nesta noite reuniões com os pais nas escolas Santa Terezinha e Tancredo Neves.
Amanhã, quarta-feira (30), a programação continua no Colégio Cívico-Militar José de Mattos Leão, Colégio Estadual Arthur de Azevedo e em outras instituições. Na quinta-feira (31), as ações seguirão na Escola Diogo Álvares Correa e Escola Monteiro Lobato, no distrito de Santa Luzia da Alvorada; e Escolas Santa Teresinha e Tancredo Neves. Na sexta-feira (01), encerra as atividades no CMEI Jovita Cruz e Escola Santa Terezinha.