Após várias denúncias anônimas, incluindo informações enviadas à Agência Local de Inteligência (ALI), indicando que dois indivíduos estariam realizando tráfico de drogas durante o dia todo no local popularmente conhecido como "Campinho da Monte Castelo", na Avenida Maranhão, foi destacado que o bairro Monte Castelo é amplamente conhecido pelo tráfico intenso e outros delitos, sendo considerado uma área de alta periculosidade na região do Vale do Ivaí.
Com base nessas informações, a equipe RPA intensificou o patrulhamento no local durante o dia. Em determinado momento, os suspeitos foram flagrados retirando alguns objetos debaixo de uma caixa preta. Ao notar a aproximação da viatura policial, ambos tentaram se dispersar, com o primeiro jogando uma balança para longe e o segundo fugindo em direção oposta. Uma mulher que estava no local, possivelmente compradora e conhecida por ser usuária de drogas com passagens pela polícia, conseguiu fugir.
A equipe obteve êxito ao abordar os dois suspeitos. Com um deles, foram encontrados R$ 50,00, enquanto com o outro nada foi achado. No entanto, durante a busca na caixa, foram localizadas diversas porções de maconha, totalizando 58g, além de uma pedra de crack pesando 0,13mg. Diante do flagrante, foi dada voz de prisão aos dois indivíduos pelo crime de tráfico de drogas, conforme o artigo 33 da Lei 11.343/2006.
Dado o que foi presenciado e descrito no boletim, concluiu-se que ambos agiam de forma conjunta no tráfico de drogas, o que configura o concurso de pessoas no crime, conforme o artigo 29 do Código Penal, que responsabiliza todos os envolvidos na prática criminosa conforme seu grau de culpabilidade. Os dois suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã, ficando à disposição do delegado de plantão.