Tiago Amaral (PSD) foi eleito prefeito de Londrina neste domingo (27) no 2º turno das eleições municipais de 2024.
Com 95,85% de urnas apuradas, o candidato tinha recebido 133.976 votos (56%) e venceu a adversária, Professora Maria Tereza (PP), de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O vice da gestão de 2025 a 2028 será Junior Santos Rosa (PL). Ele registrou candidatura como sacerdote de ordem religiosa e já foi vereador em 2012 e 2016. Tentou três eleições para deputado estadual, mas ficou na suplência.
Em 2020, concorreu à Prefeitura de Londrina, ficando em terceiro lugar com 6,57% dos votos e à frente do agora companheiro de chapa Tiago Amaral, que teve 4,23% dos votos nas últimas eleições municipais.
Tiago Amaral nasceu em Londrina e tem 37 anos. Ele foi lançado como candidato à prefeitura pelo Partido Social Democrático (PSD).
Formado em Direito, atuou como advogado, com foco em Gestão Pública e Direito Público. Foi Controlador-Geral do Paranacidade, instituição responsável por políticas que estimulam o desenvolvimento dos municípios, até assumir o cargo de deputado estadual em janeiro de 2015 e ser reeleito em 2018 e 2022.
Atualmente, preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Concorreu à Prefeitura de Londrina em 2020, mas não foi eleito.
Durante a campanha, a candidatura dele contou com apoio do Partido Liberal (PL), Partido Renovação Democrática (PRD), Agir, Avante e União Brasil.
Eleito prefeito de Londrina, a partir do próximo ano Amaral poderá cumprir com as propostas feitas em campanha, como a implantação do modelo militar em 20% das escolas municipais, internamento compulsório de pessoas em situação de rua, "medidas drásticas" para combater superpopulação de pombos e revisão da instalação de radares em Londrina.
Informações: G1