Roberto Kimio Kabayashi (PL), candidato nas eleições de 2024 a prefeito de Brasilândia do Sul, cidade no Noroeste Paranaense, está inelegível pelos próximos oito anos e condenado ao pagamento de R$ 45 mil de multa. O vice, Silvio Antônio Moreti (PL), conhecido como Bia, foi absolvido no caso por ausência de provas.
A dupla que representou o PL recebeu 1.055 votos, que corresponde a 36,90%. Kimio e Bia perderam para Alex Cavalcante (PSD), que fez 1.804 votos.
A denúncia foi apresentada ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná pela coligação "Brasilândia do Sul Cada Vez Mais Forte", do PSD / MDB, contra a coligação "Renovação Com Compromisso" do PP e PL. Foi apontado que durante uma carreata no distrito de Ercilândia havia patrocínio de bebidas alcoólicas, do tipo cerveja, com o intuito de angariar votos dos eleitores presentes no evento.
A 128ª Zona Eleitoral de Alto Piquiri compreende que a ação da distribuição de bebidas interferiu nas votações. "Gravíssimos prejuízos à normalidade e legitimidade das eleições municipais de 2024", aponta o documento.
Testemunha foi ouvida e alegou que havia a distribuição das latas de cerveja na carroceria da caminhonete. "Não tinha movimentação de dinheiro, ninguém abria a carteira, nem estavam pagando, não tinha senha para identificar que a pessoa já tinha realizado o pagamento ou não. Era uma camionete vermelha".
Informações: TN on-line