A 13ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias, que está acontecendo em Foz do Iguaçu, reúne 404 projetos de alunos do Brasil, Paraguai e Argentina. Entre os destaques está o jovem pesquisador Nicolas Moreno, de 14 anos, ex-morador de Lunardelli, e Júlia Ferreira. Ambos estudam no Colégio Estadual Doutor Gastão Vidigal, em Maringá.
Com orientação da professora e coordenadora de altas habilidades, Regiane Zanotti, Nicolas e Júlia desenvolveram o projeto “Eco Buck”, que transforma resíduos recicláveis em créditos virtuais, por meio de uma balança inteligente e um aplicativo via Bluetooth. Esses créditos podem ser trocados por produtos em uma loja virtual, incentivando a reciclagem de forma prática e sustentável.
O projeto, que está inscrito na categoria Ciências Biológicas, utiliza a capivara como mascote, símbolo da biodiversidade brasileira. “A capivara é simpática, representa o Brasil e, não posso negar, é meu animal favorito! Queremos mostrar que a reciclagem é essencial e acessível para todos”, explica Nicolas.
Se vencerem a competição, Nicolas e Júlia pretendem patentear o projeto e expandir sua aplicação, visando transformá-lo em uma ferramenta real de impacto ambiental e social.
Pedido de apoio
A mãe de Nicolas, Rose Moreno, entrou em contato com o Canal HP pedindo ajuda para divulgar o projeto e garantir votos no concurso de popularidade da Feira, que será um fator decisivo para a premiação. Segundo Rose, o projeto é fruto do esforço e dedicação do filho e de sua colega, que buscam fazer a diferença no mundo por meio da reciclagem.
“Agora, estamos pedindo que todos colaborem, curtindo e comentando no vídeo deles, porque essa etapa de votação popular é muito importante. Se eles ganharem, poderemos dar o próximo passo, que é patentear a ideia, mas isso é caro e exige bastante esforço”, conta a mãe.
A comunidade pode contribuir acessando o vídeo do projeto no link aqui, curtindo e comentando para aumentar as chances de Nicolas na competição.
A Feira segue até amanhã, e os vencedores serão anunciados em Foz do Iguaçu, durante o Festival Iguassu Inova.