Na quinta-feira (28), a Polícia Militar realizou a prisão de José Marcílio de Oliveira Neto, de 42 anos, condenado por homicídio em Godoy Moreira e foragido desde 2021. Ele foi localizado em Nova Mutum-MT, após ser abordado pela equipe policial em frente a um restaurante na cidade.
Durante patrulhamento, os policiais identificaram um caminhão suspeito e decidiram abordar o motorista, que estava acompanhado de outro homem. Após consulta ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), foi constatado que havia um mandado de prisão ativo contra José Marcílio.
O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Nova Mutum sem o uso de algemas e sem apresentar lesões corporais. Ele foi entregue às autoridades junto com seus documentos pessoais e a cópia do mandado de prisão.
O Crime e a Condenação
José Marcílio foi condenado em agosto de 2021 a 12 anos de reclusão em regime fechado pelo assassinato de Valquíria da Rosa Silva, de 27 anos. O crime ocorreu em novembro de 2017, quando a jovem foi encontrada morta com um tiro na cabeça, a cerca de 300 metros da PR-650, em Godoy Moreira.
Valquíria, que trabalhava em um abatedouro de aves, retornava do trabalho por volta das 03h10 da madrugada e desapareceu ao descer do ônibus. Seu corpo foi localizado na manhã seguinte, e as investigações indicaram que o crime foi cometido por alguém que ela conhecia.
Marcílio, que era servidor público da Prefeitura de Godoy Moreira na época, foi apontado como principal suspeito após divergências em seu depoimento e evidências apresentadas no caso. Mesmo com a defesa alegando sua inocência, ele foi condenado pelo Tribunal do Júri da Comarca de São João do Ivaí.
Após o julgamento, Marcílio permaneceu foragido até ser localizado pela Polícia Militar em Mato Grosso. Agora, ele será transferido para cumprir sua pena em regime fechado.