ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Escritora com raízes em São João do Ivaí lança sua primeira obra literária


A escritora natural de São João do Ivaí, Camila Jacomilli, está sendo destaque em seu município de domicílio, Manoel Ribas, bem como no Brasil e no mundo literário ao lançar sua primeira obra. 

O primeiro livro da Trilogia “Constância” já está à venda e está sendo muito elogiado pelos leitores que adquiriram a obra e pelos críticos literários.


A aventura, o amor e a saga épica começam quando, na véspera de um tradicional baile na corte — à sombra do Castelo de Mármore — uma mulher desembarca na praia. Trazendo um convite reservado somente para as pessoas mais importantes do Ocidente, ela consegue ser recebida no palácio sob a proteção dos Calluns. 



A partir daí, Constância vai se incorporando cada vez mais à realeza e incomodando aqueles cujos planos ela coloca em risco, principalmente ao se juntar a Vernon, o implacável Príncipe Negro, guardião do trono e líder da força militar do avô, um homem que já havia desistido de si próprio há muito tempo. Juntos, eles irão liderar mudanças profundas no coração do reino e, à medida que segredos novos e antigos vão sendo revelados, os dois percorrerão de mãos dadas cada um a sua própria jornada. Vernon buscando recuperar sua humanidade e Constância, perdendo a dela. Trata-se, então, segundo os registros, do início do segundo Eonmeridional.


AUTORA


Camila Jacomelli é graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e, desde muito cedo, descobriu sua paixão pela História Medieval e Antiga. Desde a infância, mergulhou no mundo da literatura fantástica, tornando-se uma leitora assídua de narrativas que exploram os universos de fantasias épicas. Com grande interesse pela complexidade das relações humanas e um olhar atento sobre as narrativas históricas, dedicou-se a construir o Universo da Constância.



Mãe de três meninas, ela se inspira diariamente na imaginação e na curiosidade de suas filhas, sempre buscando transmitir a elas os valores primordiais de suas obras. Além da trilogia, Jacomelli está desenvolvendo atualmente outros projetos nos gêneros drama e romance.


SERVIÇO


Para você adiquirir um exemplar, basta entrar em contato pelo site veredassentimentais.com.br/loja/ ou pelo WhatsApp (43) 9 9623-7688 ou pelo Instagram da Triologia https://www.instagram.com/trilogia_constancia?igsh=M2pwMjc3ZjNvZGRs. 


Informações do NH Notícias, com Canal HP e Assessoria 

Morador da região morre após dias internado devido a grave acidente

 

Familiares noticiaram com pesar o falecimento de Edmilson de Freitas (Thicko), morador de Rio Branco do Ivaí, vítima de um grave acidente de motocicleta ocorrido entre a noite de 31 de dezembro e a madrugada de 1º de janeiro, próximo ao município de Grandes Rios. 

Conforme informações apuradas pelo Blog do Berimbau, Edmilson sofreu uma queda de moto enquanto retornava de Curitiba.  Foi acionada uma ambulância avançada do SAMU, mas a equipe  do Hospital Municipal de Grandes Rios já tinha feito o atendimento. Apesar de todos os esforços médicos, depois da transferência, o  cidadão  faleceu neste dia 3 de janeiro de 2025. 

O acidente foi inicialmente registrado como uma queda de moto, mas há especulações sobre as circunstâncias do ocorrido. Alguns relatos apontam a possibilidade de Edmilson ter colidido com um animal na pista, hipótese que pode ser descartada por falta de vestígios no local. Outras informações sugerem que marcas de frenagem de um veículo maior, possivelmente uma caminhonete, foram vistas na via, levantando a possibilidade de envolvimento de outro veículo, que teria fugido sem prestar socorro. 

A família divulgou uma nota de pesar informando que o velório será realizado na Igreja Assembleia de Deus, na Rua Rio Jordão, em Rio Branco do Ivaí, com sepultamento em 04 de janeiro. Seguimos acompanhando.   

Informações: Blog do Berimbau

Hidek inicia gestão fazendo “raio-x” das demandas e apresenta secretários




O prefeito Fábio Hidek Miura já começou seus trabalhos no Paço Municipal e está realizando um levantamento detalhado sobre a situação de todas as secretarias municipais. Segundo ele, o cenário encontrado não é animador, e será necessário muito esforço para organizar a administração e garantir melhorias para a cidade.


“Estamos fazendo um raio-x completo de cada secretaria para entender os problemas e definir prioridades. A situação não é boa, mas estamos focados em encontrar soluções e colocar a casa em ordem”, afirmou Hidek.


O prefeito destacou que já definiu os nomes dos futuros secretários, mas ainda está estruturando as equipes que irão compor cada setor. “Os secretários ainda não foram nomeados, mas já temos os nomes. Agora estamos organizando as equipes para que cada secretaria funcione de forma eficiente e atenda às necessidades da população”, explicou.



Entre as primeiras ações, Hidek ressaltou que estará se reunindo com a equipe de limpeza pública para avaliar as demandas e reorganizar os trabalhos. Ele reconheceu que a situação da limpeza na cidade está crítica e precisa de soluções urgentes.


“A limpeza da cidade é uma das nossas maiores prioridades neste início de gestão. Vamos ouvir a equipe, entender as dificuldades e reorganizar o setor para melhorar o cenário o mais rápido possível”, declarou o prefeito.



A expectativa agora é de que, após a conclusão do levantamento e a nomeação oficial dos secretários, as primeiras ações concretas comecem a ser implementadas em todas as áreas da administração municipal. “Nosso objetivo é organizar a administração e entregar resultados que façam a diferença na vida das pessoas. Estamos aqui para trabalhar e servir à população, e não mediremos esforços para isso”, finalizou.


Serão nomeados para a equipe os seguintes nomes:



Secretaria de Saúde: enfermeira e vice-prefeita Olívia Fróes. 



Secretaria de Ação Social e Assuntos da Família: Geane Poteriko (Fundadora da Associação Dar a Mão, Formação em Letras Português/Inglês e Fisioterapia, especialização em Neuropsicopedagogia Clínica, Empreendedorismo Social e Negócios Sociais e Mídias Integradas na Educação). 


Secretaria de Educação, Cultura e Esporte: Cássio Ribas (Professor Pós Graduado em Matemática e Física. Funcionário do quadro próprio do estado deste 2004. Diretor estadual de 2008 à 2015). 


Secretaria de Compras: Pamela Rodrigues de Oliveira (Formada em direito; filha do ex-vereador Meira). 


Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente: Sandro Martins de Oliveira (Phd Doutorado em biotecnologia, ciências ambientais e de alimentos). 


Secretaria de Obras: Laerte Vaz Carneiro (construtor com mais de 40 anos de experiência). 


Secretaria de Serviços Urbanos: Hamilton Albertini (agricultor, ex-vereador e chefe do Pátio de Máquinas). 


Secretaria de Serviços Rurais: Reinaldo Aparecido da Silva “Xiu” - (Agricultor e irmão do vereador Reginaldo da Silva e do ex-vereador Nego do Cabeção). 


Secretaria de Finanças: Suemi Miura Horikawa (Formada e pós-graduada em Gestão Pública; ex-secretária de Assistência Social, ex-secretária municipal da Fazenda; ex-coordenadora do Abrigo Lar Doce Lar). 


Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho: Joceyr Carvalho Guilherme (Formado em direito pela UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) exercendo 30 anos de Advocacia. Formado em Farmácia pela Uningá. Chefe do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Regional de Pitanga, por mais de 2 anos. 


Secretaria de Planejamento e Administração: Vanderlei de Freitas Moradore (Mangaia) 

VERÃO COM TUDO DO JULIE SUPERMERCADOS








 

Grupo HP expande atuação com novas plataformas de esportes e entretenimento no Vale do Ivaí

O Grupo HP de Comunicação (GHPC), responsável pelo portal de jornalismo Canal HP Vale do Ivaí, inicia 2025 com duas grandes novidades: as plataformas HP Esportes e Galera do Vale, ambas já disponíveis no Instagram.

De acordo com o jornalista Herithon Paulista, proprietário do GHPC, as novas iniciativas surgem a partir de um estudo de demandas na região, com o objetivo de ampliar a visibilidade do esporte regional e oferecer mais opções de entretenimento ao público.


“O esporte amador no Vale do Ivaí merece maior destaque. Quando incentivamos a prática esportiva, contribuímos para tirar nossas crianças e adolescentes das telas, enfrentando um dos grandes desafios da atualidade. Queremos valorizar o esporte regional com a qualidade e credibilidade que a marca HP já conquistou”, afirmou Paulista.

Enquanto o HP Esportes se dedica a promover e valorizar o esporte amador, o Galera do Vale tem foco no entretenimento. “A equipe do Galera do Vale fará coberturas de eventos com fotos e vídeos, além de criar conteúdos interativos e divertidos para os seguidores. Contamos com colaboradores que estarão constantemente gerando materiais para engajar o público e planejar eventos em toda a região”, explicou o jornalista.


As novas plataformas prometem fortalecer o setor de mídia e divulgação no Vale do Ivaí, além de oferecer oportunidades para talentos e fomentar o comércio local. “O Grupo HP sempre teve como pilares a honestidade e a credibilidade, o que nos tornou uma referência em informação na região. O HP Esportes e o Galera do Vale chegam como novas frentes para que empresários invistam em marketing e a população se conecte e tenha seu espaço de visibilidade”, destacou Herithon Paulista.

Para marcar o lançamento, o Grupo HP está promovendo um sorteio especial com um prêmio de R$ 1.000,00 via pix. A promoção será realizada no Instagram do Canal HP, HP Esportes e Galera do Vale. Para participar, clique no link e siga as instruções:



Prefeito de Lunardelli anuncia início das obras para construção do CREAS



O ano já começou com boas notícias e muito trabalho na administração municipal de Lunardelli. Nesta sexta-feira (03), o prefeito Wanderlei Sardi assinou a ordem de serviço para o início das obras da nova sede do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).


“Iniciamos o ano com muito trabalho e já com novidades para o município. Assinei há pouco a ordem de serviço para o início da obra de construção da sede do CREAS. Esse momento marca um passo importante na melhoria da qualidade do atendimento aos nossos usuários, que serão diretamente beneficiados com essa nova estrutura”, destacou o prefeito.


A construção da sede própria do CREAS representa uma conquista histórica para a cidade. Atualmente, o serviço funciona em um espaço adaptado, que, embora funcional, não oferece o conforto e a privacidade necessários para o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social.


“A nova sede permitirá oferecer um espaço mais adequado e acolhedor, garantindo mais segurança e privacidade para quem precisa do serviço. Além disso, possibilitará a criação de ambientes específicos para o desenvolvimento de atividades e oficinas, fortalecendo os vínculos familiares e promovendo a inclusão social”, explicou Sardi.


Além de beneficiar diretamente os munícipes, a nova estrutura trará melhores condições de trabalho para os profissionais do CREAS, o que impactará positivamente na qualidade dos atendimentos. “Com uma infraestrutura adequada, será possível realizar atendimentos mais qualificados, ampliar as ações de prevenção e fortalecer os vínculos familiares. Nosso objetivo é criar um ambiente mais organizado e eficaz para o desenvolvimento das atividades diárias, atendendo a população com dignidade e respeito”, completou o gestor.

Saque Calamidade: moradores de Lidianópolis têm direito até R$ 6,2 mil

 

Moradores de Lidianópolis, no Vale do Ivaí, podem solicitar o Saque Calamidade da Caixa Econômica Federal. Segundo a Caixa, o valor máximo de retirada é de R$ 6.220,00, conforme o saldo disponível na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O auxílio foi concedido para 10 municípios do Paraná que foram afetados por fortes chuvas, enchentes, vendavais e tornados e tiveram decretos de calamidade reconhecidos por Portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

O município de Lidianópolis teve duas portarias publicadas pelo ministério, sendo uma em outubro de 2024, após uma forte tempestade de granizo causar diversos danos à população e outra portaria em novembro de 2024, devido à estiagem que afetou a região.

Como solicitar

A solicitação do auxílio pode ser feita de forma online pelo celular, no aplicativo FGTS, ou presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Segundo a Caixa, não será permitido saque caso o trabalhador já tenha realizado o mesmo procedimento em um prazo de menos de 12 meses.

Via aplicativo

1 - Clique na opção "Meus Saques", "Solicitar seu saque 100% digital" ou no menu inferior "Saques";

2 - Escolha "Outras Situações de Saques" ou "Solicitar saque";

3 - Selecione "Calamidade pública";

4 - Preencha login e senha;

5 - Em seguida, clique em "Solicitar Saque";

6 - Informe o nome do município;

7 - Selecione o tipo do comprovante de endereço;

8 - Digite o CEP e número da residência;

9 - Escolha como deve sacar o FGTS;

10 - Encaminhe os documentos;

11 - Tire uma foto de rosto segurando o documento de identificação;

12 -Confirme e aguarde a análise até que o valor seja creditado na conta.

Documentação necessária

- Comprovante de residência em nome do trabalhador emitido nos últimos 120 dias anteriores ao decreto de emergência ou calamidade. Na falta do comprovante, é necessário declaração própria (para validação em cadastros oficiais do Governo Federal) ou uma declaração emitida pelo Governo Municipal ou do Distrito Federal;

- Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome do companheiro;

- Documento de identificação do trabalhador ou diretor não empregado;

- CPF;

- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física, digital ou documento que comprove vínculo empregatício.

Informações: TN On-line 

Domingo é dia de festa esportiva em Godoy Moreira


 

Ex-morador de São João do Ivaí é eleito presidente da Câmara de São José dos Pinhais

 



São João do Ivaí tem mais um motivo para se orgulhar de seus filhos. Professor Wellington Couto, com raízes no distrito de Ubaúna, foi eleito  com unanimidade presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, cidade da região metropolitana de Curitiba, com 329.628 habitantes. A eleição histórica, realizada na quarta-feira (1º), encheu de orgulho os moradores de sua terra natal, onde sua família ainda reside.



Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação e a política, Professor Wellington destacou, em seu discurso de posse, as raízes humildes em São João do Ivaí e a influência de sua história como professor por mais de 20 anos. “O quadro e o giz me trouxeram até aqui. Pela segunda vez serei um dos representantes do Legislativo de uma das cidades mais importantes do Paraná e, por consequência, do Brasil”, afirmou emocionado.



O vereador também reconheceu a responsabilidade de liderar o Legislativo pelos próximos dois anos. “Eu sei da imensa tarefa que terei daqui para a frente. Contarei com meus pares, servidores e assessores para trabalharmos juntos por uma cidade mais justa, honesta e transparente”, disse.


Orgulho para São João do Ivaí


A eleição de Professor Wellington reforça o protagonismo de São João do Ivaí em formar lideranças políticas que deixam sua marca em outras regiões. Outros conterrâneos se destacaram na política em outras cidades do país. Um exemplo é Josimar Fróes, que começou sua carreira como vereador em São João do Ivaí e chegou ao cargo de prefeito de Piraquara, também na região metropolitana de Curitiba. Sua gestão é lembrada pela busca incessante por desenvolvimento e melhorias urbanas.



Também podemos citar o Diego Enfermeiro, foi o vereador mais votado nas últimas eleições na cidade de São Pedro do Ivaí. Ele também é do distrito de Ubaúna, em São João do Ivaí. 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

GODOY MOREIRA