ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Jornalista Herithon Paulista celebra 15 anos de formação e destaca história marcada por desafios


O jornalista Herithon Paulista celebrou, na última quarta-feira (5 de fevereiro), 15 anos de formação acadêmica. Ele se graduou em Comunicação Social – Jornalismo pela FACNOPAR, em Apucarana, cursando entre 2006 e 2009, e recebeu o diploma de bacharel em 5 de fevereiro de 2010.


Durante sua trajetória acadêmica, compartilhou os corredores da faculdade com outros profissionais que hoje atuam na comunicação, como Ivan Maldonado, Liz Kato, Cindy Santos, Sílvia Vilarinho, Eli Macedo, Cássio Gonçalves, Meri Pichelli, Louan Brasileiro e Eloi Souza, entre outros.


“Foi uma época muito especial. Naquele período, eu já trabalhava como repórter na Rádio Educadora de São João do Ivaí. Nem todos os meus colegas de curso atuavam na área na época, mas com dedicação e talento, conseguiram se destacar. Hoje, muitos estão presentes nos veículos de comunicação do Vale do Ivaí e da região de Maringá”, relembra Paulista.


20 anos de carreira na comunicação


Além do aniversário da graduação, 2025 marca outra data importante para Herithon, pois em julho, ele completa 20 anos na comunicação. Sua trajetória começou cedo, aos 16 anos, no rádio, apresentando um programa da igreja ao lado do amigo Claudionor “Mosquito”. “Os donos da rádio me convidaram para ser funcionário e aceitei. Comecei na sonoplastia e, depois, passei a apresentar um programa após o jornal do almoço”, conta.


Logo, seu interesse pela reportagem se intensificou. “Fiquei um ano fazendo um programa popular na Rádio Educadora AM e queria participar trazendo informações. Pegava um gravador de fita cassete e saía pelas ruas em busca de entrevistas e pautas. Fazia radio-escuta para trazer as pautas quentinhas. Com o tempo, fui ganhando espaço e me tornei âncora do jornal da emissora. Foi ali que nasceu a vontade de cursar jornalismo”, lembra, destacando a influência também de seu primo Sérgio Quintanilha, que já era jornalista e atuava na editora Abril, que produzia uma das maiores revistas da época.



A influência do pai e a busca por identidade própria

Em 2006, quando começou na Rádio Educadora, Herithon tinha um colega de trabalho muito especial: seu pai, o Azulão. Apesar da comunicação estar no sangue, a escolha pela profissão foi espontânea. “Meu pai nunca me impôs nada. Sempre foi minha referência, mas nunca quis imitá-lo. Ele era um verdadeiro animador sertanejo, como gostava de dizer, com uma voz e um jeito únicos. Eu sabia que jamais poderia me comparar a ele, então busquei meu próprio estilo para evitar cobranças e comparações”, explica.


Ao longo da carreira, Herithon trabalhou com diversos comunicadores, como Eliana de Carvalho, Roque, Emerson Silva, Pantera, Elton Buiu, Alessandro Couto e Piter Rodrigues, entre outros. “São muitas histórias no rádio, desde antes da faculdade, até depois da graduação. Muito aprendizado e gratidão por tudo que vivi e construí”, destaca.



Um jornal são-joanense 


De 2011 a 2013, Herithon Paulista contou com investimentos de seu pai e abriu um jornal impresso em São João do Ivaí. Foi o primeiro semanário da história da cidade. “Era editor chefe de um jornal impresso em Capitão Leônidas Marques e voltei morar em São João, contando com o incentivo dos meus pais para abrir o jornal Folha do Ivaí. Foram três anos de muita luta e trabalho intenso, afinal, escrevia 80% do jornal sozinho. Foi um momento que não rendeu lucro, mas me trouxe muito aprendizado e sabedoria. Foi ali que muitas portas se abriram no Vale do Ivaí. Tenho este período como a realização de um sonho para a minha cidade. Queria que São João tivesse um jornal para chamar de seu”. 


Experiência profissional


Além da Rádio Educadora, Herithon acumulou passagens por Rádio Jovem Prata (Nova Prata do Iguaçu), Interativa FM (Capitão Leônidas Marques), Correio do Povo Paranaense (Capitão Leônidas Marques) e Folha do Ivaí (São João do Ivaí). Atuou também como assessor de imprensa nas prefeituras de São Pedro do Ivaí, São João do Ivaí, Manoel Ribas, Kaloré, Marumbi e Godoy Moreira.


Canal HP: 8 anos



Este ano, outro marco importante se concretiza: o Canal HP completa 8 anos de história. “São muitas datas importantes em um único ano. Me orgulho da trajetória que trilhei e sou imensamente grato a Deus por tudo. Desbravamos a internet e redes sociais, quando nem todos confiavam tanto nelas como mídia. Hoje, tenho a felicidade de contar com uma equipe incrível, com a qual aprendo e posso ensinar diariamente. E fico feliz por abrir portas para muitos que vieram depois. A comunicação não é fácil, por muitas vezes ingrata, mas é algo que move quem realmente ama o que faz”, finaliza Herithon.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

SÃO JOÃO DO IVAÍ