Na noite de terça-feira (11), a equipe ROTAM realizou uma operação que resultou na prisão de quatro pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas em São João do Ivaí. A ação ocorreu na rua Jonas de Souza Pinto, no jardim Ivaí, após diligências baseadas em uma denúncia recebida no dia 2 de fevereiro de 2025.
Durante a vigilância no local, os policiais visualizaram dois indivíduos em uma motoneta Honda Biz se aproximando da residência investigada. Ao perceberem a presença da equipe, tentaram disfarçar, mas foram monitorados. Pouco tempo depois, os mesmos indivíduos retornaram ao local, desceram da moto e entraram na casa. Quando saíram, demonstravam nervosismo, o que motivou a abordagem policial a cerca de 50 metros da residência.
No momento da abordagem, o passageiro da moto jogou um pequeno invólucro no chão, que, ao ser verificado, continha 460 miligramas de cocaína. Questionados, ambos admitiram ser usuários e que haviam acabado de comprar a droga na casa investigada. Eles receberam voz de prisão e foram informados sobre seus direitos constitucionais.
Enquanto a abordagem ocorria, um terceiro indivíduo passou a pé pela rua e, ao se aproximar do portão da residência, alertou a moradora sobre a presença da polícia, pedindo que ela se livrasse da droga. Ele foi identificado como irmão da suspeita e também recebeu voz de prisão. Diante da clara atuação como olheiro do tráfico, a equipe da ROTAM decidiu intervir na residência para evitar que os entorpecentes fossem descartados.
Ao entrarem no local, os policiais deram voz de prisão à moradora, que indicou onde a droga estava escondida. No armário da cozinha, foi encontrado um invólucro contendo 26,79 gramas de cocaína em pedra, suficiente para preparar pelo menos 52 porções, com valor estimado de R$ 2.600,00. Além da droga, foram apreendidos uma balança de precisão e materiais utilizados para embalar os entorpecentes.
Durante as buscas, a mulher tentou alegar que a droga havia sido levada pelos dois homens detidos na motocicleta, porém, ao analisar o celular de um deles, os policiais constataram mensagens de WhatsApp confirmando que eles haviam ido até o local para adquirir a cocaína, e não para entregá-la. Com isso, além do crime de tráfico, a suspeita também foi enquadrada por calúnia ao tentar imputar falsamente o crime a terceiros.
Os quatro detidos foram encaminhados à delegacia de São João do Ivaí para os procedimentos cabíveis. Cabe ressaltar que a mulher presa já possui antecedentes criminais por tráfico de drogas, com registros nos anos de 2019 e 2021. Em uma das ocorrências, além do tráfico, ela foi acusada de abrigar foragidos e possuir anotações da organização criminosa PCC em sua casa.
A operação reforça o combate ao tráfico de drogas no município e demonstra a atuação eficaz da ROTAM na repressão ao crime.