O Canal HP trouxe à tona uma denúncia de possível irregularidade ambiental no rio Cambará, que corta o município de São Pedro do Ivaí. Moradores relatam, há meses, a presença constante de uma espuma anormal na superfície da água, além da recorrente mortandade de peixes. Os episódios, que se repetiram em vários momentos do ano passado, voltaram a ocorrer nas últimas semanas, levantando sérias suspeitas de poluição.
Diante da gravidade da situação, o Canal HP acionou autoridades competentes e conversou com o chefe regional do Instituto Água e Terra (IAT) de Ivaiporã, Maurílio Villa. Em resposta à denúncia, o IAT confirmou que enviará uma equipe técnica ao local nesta terça-feira, 15 de abril, para averiguar as condições do rio e recolher amostras da água para análise.
O objetivo agora é identificar a origem do problema e garantir que medidas sejam tomadas para preservar esse importante recurso natural da região. A iniciativa do Canal HP enaltece seu compromisso com a verdade, com o jornalismo investigativo e com a defesa do meio ambiente.