Na manhã desta quinta-feira, 3 de abril, aconteceu no Santuário de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli, uma coletiva de imprensa para o lançamento oficial da Festa da Padroeira, que acontece entre os dias 27 de abril e 15 de junho.
Durante a coletiva, o reitor do santuário, padre Gabriel Begalli, apresentou os principais eventos da festa e falou sobre a expectativa para esta edição. “Esperamos mais de 30 mil peregrinos ao longo dos quase três meses de programação. Teremos missas, novenas, shows, almoço, corrida pedestre, leilão e outras atividades que fortalecem a fé e a devoção à Santa Rita. O santuário está preparado para acolher todos com carinho, estrutura e espiritualidade,” destacou o reitor.
A programação tem início no dia 27 de abril, com a Caravana das Santas Chagas, e inclui uma série de eventos religiosos e culturais, entre eles a missa com o padre Roberto Medeiros (4 de maio), a crisma regional (10 de maio), a benção das mães (11 de maio) e a tradicional novena de Santa Rita, de 13 a 21 de maio, sempre às 19h30. O ponto alto será no dia 22 de maio, Dia de Santa Rita, com missas às 7h, 10h, 15h e 19h30, encerrando com procissão e show pirotécnico. A programação segue até 15 de junho, com destaque para a Corrida Pedestre Capital da Fé (8 de junho) e o Leilão de Gado (15 de junho).
O vigário do santuário, padre Natalício, também expressou sua alegria em participar da organização da festa ao lado de padre Gabriel. “Estou muito feliz. Essa é uma festa especial, a primeira sob a coordenação direta do padre Gabriel, que chegou com muita energia e tem organizado tudo com muito zelo. O santuário foi recentemente consagrado e se tornou ainda mais um lugar de bênçãos. Quem ainda não conhece, precisa vir. E quem já conhece, está convidado a retornar”, declarou.
O prefeito Wanderlei Sardi reforçou o apoio da administração municipal ao evento. “O santuário já dobrou a população de Lunardelli em diversos finais de semana. Para esta festa, a expectativa é ainda maior. A prefeitura está de mãos dadas com a equipe do santuário para garantir que tudo ocorra da melhor forma, com estrutura e acolhimento”, afirmou.
Já o chefe de gabinete Francisco Izidoro ressaltou a diversidade da programação e o impacto econômico e turístico da festa. “Além da parte religiosa, teremos a Corrida Capital da Fé no dia 8 de junho, que atrai atletas de toda a região. No ano passado foram mais de 600 participantes, e queremos superar esse número. Teremos também teatro sobre a vida de Santa Rita, cavalgadas e eventos culturais. Tudo isso valoriza a fé e também movimenta a economia local”, disse.
A festa é considerada o ponto alto do calendário religioso e cultural de Lunardelli, cidade já consolidada como Capital Paranaense da Fé. A equipe organizadora reforça que toda a estrutura do santuário, como restaurante, loja e climatização da igreja matriz, estará preparada para acolher os visitantes.
A entrevista completa está disponível em vídeo, nas plataformas do Canal HP, com todas as informações e depoimentos.