A Semana Santa, período que antecede a celebração da Páscoa, está sendo marcada por momentos de intensa fé e reflexão na Paróquia São João Batista, em São João do Ivaí. O pároco, padre Lucas Endo, destacou que a comunidade está sendo convidada a viver com alegria os ritos centrais da fé cristã, que é a paixão, morte e ressurreição de Jesus.
As atividades começaram no Domingo de Ramos e seguem até o Domingo de Páscoa. De segunda a quarta-feira, serão realizadas as últimas missas penitenciais, às 6h30, encerrando um ciclo iniciado na Quarta-feira de Cinzas. Na noite desta segunda-feira, às 19h30, na Matriz, acontece a encenação das Sete Dores de Nossa Senhora, com orações dedicadas às mães que perderam seus filhos. Nesta terça-feira (15), haverá a tradicional Procissão do Encontro, reunindo homens e mulheres em caminhada com as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores. Na quarta-feira (16), o grupo de oração “Jesus te ama” conduzirá um momento especial voltado à Semana Santa.
A quinta-feira (17), marca o início do Tríduo Pascal, com a Missa do Lava-Pés às 20h, seguida de vigília eucarística até a meia-noite, no salão paroquial. Na Sexta-feira Santa, dia 18 de abril, haverá momento de oração e confissões das 8h ao meio-dia na matriz, celebração da Paixão do Senhor às 15h e, às 19h30, a Via Sacra saindo da Capela Santa Rita. No Sábado Santo, a Vigília Pascal acontece às 19h30 e, no Domingo de Páscoa, a missa será às 8h da manhã.
Padre Lucas destacou que a Quaresma de 2025 tem despertado nos fiéis um forte apelo à conversão. “A Quaresma tem sido um momento de despertar. Muitos participaram do Rosário da madrugada, das missas penitenciais, e agora o desafio é permanecer junto ao Senhor ressuscitado. Que essa experiência não se perca, mas se fortaleça em oração, comunidade e fé”, destacou.