ECONOMIA SEMPRE PERTO DE VOCÊ!

CONSTRUIR OU REFORMAR? ESSE É O LUGAR...


sexta-feira, 25 de abril de 2025

Semana Estadual do Rio Ivaí é celebrada em Lidianópolis com evento educativo e reflexões sobre preservação









Com o tema “Rio Ivaí: berçário natural e refúgio climático de biodiversidade”, o município de Lidianópolis sediou, na manhã desta sexta-feira (25), um importante encontro no Centro de Eventos Porto Ubá. A ação integrou a programação da Semana Estadual do Rio Ivaí, instituída pela Lei nº 17.794/2013, e reuniu representantes do poder público, pescadores, pesquisadores, estudantes e ambientalistas, com o objetivo de promover a conscientização e a valorização do rio que é símbolo de vida para o Paraná.



Durante a cerimônia, alunos das redes municipal e estadual prestaram homenagens ao Rio Ivaí, e pescadores da colônia Z-17 compartilharam experiências sobre a pesca profissional. Também foram realizadas palestras com especialistas como Maristela Mezzomo, do programa ProfÁgua/UTFPR, Edson Okada, do Nupélia/UEM, e Valter Mossini, da Univae.


Para a professora e pesquisadora Simone Aparecida Quiezi, organizadora do evento, a iniciativa é fruto de um processo que nasce da vivência pessoal e do aprofundamento acadêmico sobre o Rio Ivaí. “Eu faço doutorado na bacia hidrográfica do Ivaí, e foi a partir dessa pesquisa que me aproximei do Movimento Pró-Ivaí/Piquiri, do comitê de bacia, dos pescadores e das universidades. Este evento é uma forma de dar visibilidade a essa riqueza que é o nosso rio, e o local escolhido tem um simbolismo histórico: o Porto Ubá representa a ligação do Paraná com esse território”, destacou.



O prefeito de Lidianópolis, Aparecido Buzatto, também enfatizou a importância da data e da mobilização regional em defesa do rio. “O Rio Ivaí nasce e deságua aqui no Paraná. Ele percorre mais de 680 km e banha o nosso município, por isso é fundamental essa discussão, principalmente com os jovens. A Semana do Rio Ivaí nos lembra da responsabilidade de preservar o que temos de mais precioso: a água e o equilíbrio ambiental”, disse.


Já Miltinho da Jabuticaba, presidente da Patrulha Ambiental, comemorou a realização do evento e ressaltou que a luta por essa data é uma vitória coletiva. “O Rio Ivaí tem águas lindas, limpas, e é nosso dever garantir que continue assim para as futuras gerações. O trabalho de hoje é pensando em amanhã, daqui a 10 anos, para que todos ainda possam beber água limpa. Essa semana representa a união de pescadores, ambientalistas, patrulheiros e prefeitos pela mesma causa: proteger o nosso rio”, afirmou.



O evento foi encerrado com a reafirmação do compromisso coletivo pela preservação da bacia do Rio Ivaí, destacando a importância de iniciativas que integram educação ambiental, participação comunitária e políticas públicas sustentáveis.


CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE WHATSAPP DO CANAL HP

SÃO PEDRO DO IVAÍ

GODOY MOREIRA

SÃO JOÃO DO IVAÍ