O Paraná enfrenta a maior estiagem
dos últimos 20 anos e a chuva registrada nesta semana não trouxe qualquer
mudança de cenário. O Decreto 4626, assinado pelo governador Carlos Massa
Ratinho Junior e publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira (7), estabelece
situação de emergência hídrica por 180 dias no Paraná. O objetivo é agilizar
processos e dar prioridade ao uso da água para consumo humano em todo o Estado.
A situação mais crítica, neste momento, concentra-se em cidades das regiões
Oeste e Metropolitana de Curitiba, onde o racionamento de água está implantado.
Na região Norte, rios e poços
utilizados pela Sanepar para captação de água também estão com níveis cada vez
mais baixos. Na região Nordeste, a Sanepar aplica planos contingenciais visando
o abastecimento regular em 18 sistemas, onde rios ou poços estão com vazão até
80% menor do que a média histórica: Apucarana, Lunardelli, Borrazópolis, Jandaia
do Sul, Marilândia do Sul, Faxinal, Mauá da Serra e Distrito de Pouso Alegre
(Jardim Alegre), no Vale do Ivaí; Florestópolis e Distrito Nossa Senhora
Aparecida (em Rolândia), na região do Paranapanema; Leópolis, Rancho Alegre,
São Sebastião da Amoreira, Curiúva, Ibaiti, Quatiguá, Siqueira Campos e Santo
Antônio da Platina, no Norte Pioneiro.
A Sanepar lançou mão de diversas
ações desde o ano passado para evitar uma crise maior nestas localidades. Nos
últimos 30 dias, os esforços foram intensificados. Antecipação de cronograma de
empreendimentos, compra de novos equipamentos para melhorias operacionais e
obras emergenciais estão entre as ações dos planos contingenciais implantados.
Há situações em que caminhões-pipa dos sistemas em melhores condições operacionais
enchem reservatórios com água de municípios vizinhos.
“Não temos hoje a necessidade de
implantarmos rodízio em nossa região, mas estas são alternativas a serem
discutidas caso haja um agravamento da crise hídrica. O decreto estadual
publicado nesta quinta-feira permite que a Sanepar faça uso de todos os
recursos possíveis para salvaguardar o abastecimento público, especialmente
visando a saúde da população”, explica o gerente geral da Sanepar na Região
Nordeste do Paraná, Rafael Malaguido.
USO CONSCIENTE - Neste período de
isolamento social por causa da pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Sanepar
registrou aumento médio de 10% no consumo de água em cidades da Região
Nordeste. Este índice compara março e abril de 2020 com 2019. Além da intensificação
dos hábitos de higiene para evitar a doença, a falta de chuva, o calor e o
tempo seco também contribuíram para que a população consumisse mais água.
Em algumas localidades, há registro
de desabastecimento em horários de pico, quando muita gente utiliza a água ao
mesmo tempo, especialmente no final do dia e fins de semana. Nestes períodos, o
consumo elevado provoca a despressurização da rede de distribuição,
especialmente em regiões mais afastadas dos centros de reservação da Sanepar.
Moradores de imóveis que têm caixa d’água, muitas vezes, não sofrem com esta
intercorrência.
A orientação é fazer o uso
prioritário da água para alimentação e higiene pessoal. Lavagem de veículos e
calçadas deve ser adiada até a normalização das chuvas. Deve-se fechar
torneiras para ensaboar mãos, corpo e louças e enxaguar de uma só vez. Também é
importante observar vazamentos especialmente no vaso sanitário e manter
reguladas as válvulas de descarga.
A Sanepar não aplicou reajuste
tarifário, por determinação da Agepar em função da pandemia, e está postergando
o pagamento das contas da Tarifa Social para minimizar os impactos econômicos
para essas famílias.
CANAIS DE CONTATO - Com as centrais
de relacionamento fechadas, há diversos canais para orientar e esclarecer os
clientes. Aqueles que tiverem dificuldade no abastecimento devem procurar o Serviço
de Atendimento ao Cliente Sanepar pelo telefone 0800 200 0115, que funciona
interruptamente (todos os dias) e tem a ligação gratuita. O registro desta
ocorrência pode auxiliar o controle operacional e o planejamento de manobras
para minimizar transtornos. Ao ligar, é importante ter em mãos a conta de água
ou o número de sua matrícula. Também é possível fazer este registro e solicitar
serviços pelo App Sanepar Mobile.
Em caso de dúvidas, em relação à sua
conta, os clientes podem entrar em contato pelo e-mail corporativo disponível
no site (http://site.sanepar.com.br/consulta/escritorios-enderecos-telefones