O período para matrículas na rede
pública estadual de ensino do Paraná para o ano letivo de 2021 começa nesta
terça-feira (24). Todo o processo de cadastramento será feito pela internet.
Pais ou responsáveis têm até o dia 18
de dezembro para fazer o pedido.
Como fazer a matrícula
Para fazer a matrícula, é necessário
ter toda a documentação solicitada em mãos. Veja abaixo a lista dos documentos.
Os pais ou responsáveis de alunos
cadastrados na rede estadual de educação devem fazer o pedido de matrícula
direto pelo site Área do Aluno, da Seed. O portal é o mesmo que disponibiliza
boletim escolar e outros documentos aos estudantes.
Já os responsáveis por alunos vindos
da rede privada de ensino, matriculados em instituições que não utilizam o
Sistema Escola Web, ou de alunos que vêm de outros estados ou países, devem
preencher o formulário para inscrição de acordo com a região.
As regiões são representadas pelos
Núcleos Regionais de Educação (NREs). Veja os links de cada região abaixo.
Após o preenchimento do formulário, é
necessário solicitar a geração do Código Geral de Matrícula (CGM) no site do
NRE correspondente e, então, acessar o site Área do Aluno utilizando o CGM para
finalizar o procedimento.
Caso o tutor não tenha celular ou acesso à internet, é preciso ir à instituição de ensino e utilizar um dos computadores disponibilizados no local.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, o processo mobilizará cerca de um milhão de estudantes em todo o estado.
Documentação
Para realizar a inscrição, é necessário ter em mãos os seguintes documentos:
certidão de nascimento ou
carteira de identidade do estudante (se houver);
declaração de vacinação;
declaração ou histórico
escolar;
comprovante de endereço;
RG do responsável.