Alunos do Colégio Estadual Arthur de Azevedo, em São João do Ivaí, e do Colégio Estadual Professora Reni Correia Gamper, em Manoel Ribas, demonstraram excepcional competência em programação durante o TOFAS, uma avaliação global desenvolvida pela empresa japonesa SPRIX para medir habilidades acadêmicas fundamentais. O teste ocorreu entre os dias 13 e 17 de novembro de 2023, abrangendo tanto o ensino fundamental quanto o médio.
O Colégio Arthur de Azevedo destacou-se especialmente, com 15 dos 20 alunos do ensino fundamental, alcançando a certificação, incluindo Mateus Xavier da Silva, que obteve 100% de acertos. “Esperar eu não esperava, mas pra mim é uma emoção muito grande. Saber que com preparo e dedicação conseguimos chegar lá. Tirar um bom resultado nos deixa feliz, mas vamos tentar alcançar sempre mais”, disse Mateus.
Nesta prova, o aluno Leonardo de Almeida Coelho Franco, portador do transtorno do espectro autista, atingiu uma média de 90%, demonstrando a sua capacidade e quebrando preconceitos sobre a inclusão no ensino regular. “Estou muito feliz com o resultado. Estava fácil”, avalia o aluno.
Luzia Siscati Souza, técnica pedagógica do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã e embaixadora do programa Programação Paraná, explicou a importância dessa avaliação. “Realizamos o TOFAS para ver o que está acontecendo no chão das nossas escolas. Atendendo o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular, estamos desenvolvendo os pilares do pensamento computacional e conceitos voltados para a informática. Este ano, comparar nossos resultados com os do Japão mostrou o grande avanço que estamos fazendo, especialmente porque, a cada ano, quase duas mil vagas de emprego na área de tecnologia são fechadas no país, desta forma estamos preparando os nossos estudantes na área da tecnologia e inovação, oportunizando o protagonismo destes na aplicação de estratégias para resolução de problemas, nas suas práticas escolares e vivências pessoais”, destacou Souza.
O diretor do Colégio Estadual Arthur de Azevedo, Edilson José Lopes, o “Caveira”, expressou orgulho pelos resultados. “É um motivo de felicidade ver o sucesso do nosso ensino integral, que oferece uma grade curricular diferenciada com mais aulas de tecnologia. Esse destaque é a prova de que a abordagem integral proporciona vantagens significativas no uso da tecnologia educacional", comentou Lopes. Ele também elogiou o trabalho do professor Richardson Schawarski Cruz e o impacto do envolvimento da coordenação local.
A avaliação presencial não permite uma classificação global; no entanto, como o TOFAS é levado ao mundo todo, o desempenho de um aluno – e os currículos escolares – podem ser vistos de uma perspectiva global, ou seja, professores e estudantes podem redirecionar a forma de ensinar e aprender, bem como o que ensinar e aprender.
O sucesso dos estudantes de São João do Ivaí no TOFAS não apenas reflete o compromisso do Paraná com a educação tecnológica avançada, mas também reforça a necessidade contínua de investimento em habilidades fundamentais que são cruciais para o futuro profissional dos jovens na era digital.